#40 – Pq um é tudo…

… e tudo é um xD

Gosto de histórias (ponto). Por isso, sempre busco ver coisas novas nessa área. Sim, tenho barreiras com algumas histórias e tem coisas que simplesmente não gosto, mas foi porque cheguei a conclusões depois de ter visto/ouvido/lido uma primeira vez. Porém, não é sobre isso que quero falar hoje, e sim de como é mágico encontrarmos uma história que reúne várias coisas que você valoriza em algo único xD

O maior exemplo que eu tenho de histórias assim é Full Metal Alchemist. Conhece?

Assim como o post passado em que eu falei de Julia Quinn e como a escritora  que me fez pular do precipício romance-de-época-hot, hoje vou falar de um mangá/anime/filme que foi praticamente um tapa para o eu-do-passado-que-só-ia-dar-uma-olhada-no-primeiro-episódio-desse-anime-para-ver-se-realmente-era-bom.

Não só é bom, como até hoje eu considero o melhor. E isso não somente em animes, mas no geral de histórias, top e lista, imbatível xD

Claro que não adianta eu ficar aqui de blablabla dizendo pq eu gosto e listando todas as coisas legais e como a mangaká (autora) criou um universo tão rico e tão interligado de histórias que me fazem querer ser como ela quando crescer xD Por isso, vou dar um resumo da história (sim, copiado do LAProom, pq não tinha sentido escrever tudo de volta xD), e deixar a dica: assistam/leiam!

Agora, só um adendo para quem nunca ouviu falar de FMA: existe dois animes da série. O antigo, de 2003, que segue a história original até certo ponto, e depois segue a linha que não a criada pela autora; a de 2009, Brotherhood, que é totalmente o que é o mangá, a história original. Apesar de seguirem linhas diferentes, as duas versões são muito boas! Eu, como fã, recomendo assistir as duas por ordem de lançamento, mas já deixo claro que prefiro a Brotherhood. Agora, quem puder, leia o mangá. Aqui no Brasil está sendo relançado pela JBC, e ainda é possível encontrar o volume 01 para comprar (corre, pq volume 1 costuma virar raridade muito fácil xD).

capa_fullmetal_alchemist_esp_01_g-300x457

Outra coisa legal de destacar é que FMA foi o primeiro trabalho longo da mangaká, e de primeira ela já ficou super famosa. Ela ainda estava nos 20 anos e já começou a ser considerada uma sensei xD Em 2003, a primeira versão do anime de FMA ganhou o prêmio de produção do ano, o que não é pouca coisa para uma série que ainda estava bem no começo xD

Então, vamos lá para a resenha:

****

O principio fundamental da alquimia é a Troca Equivalente, onde você não pode criar nada a partir do nada, deve dar uma coisa do mesmo valor do que almeja.

Full Metal Alchemist, Alquimista de Aço ou Hagane no Renkinjutsushi no original, é uma série de mangá criado por Hiromu Arakawa, publicada entre 2001 e 2009.
Recebeu duas adaptações para anime, uma em 2003 e outra em 2009.

Sinopse:

fullmetal_alchemist_wallpaper_background_download_facebook_covers5

Full Metal conta a história de dois irmãos em um país militarizado chamado Amestris. Vivendo  no calmo  interior de Rosenbool, os irmãos Elric, orgulhosos das histórias que a mãe contava sobre o pai, um fabuloso alquimista, sonhavam em serem iguais a ele. Por isso, mesmo com pouca idade, eles começaram a estudar por conta e aprenderam a usar alquimia.  Enquanto ainda eram crianças, ocupavam o tempo entre estudar, serem crianças junto com a amiga Winry e ficar sabendo esporadicamente de uma grande guerra que acontecia no leste. Porém, os dias de paz estavam contados.

A mãe deles, Trisha, contraí uma doença e em poucos dias morre. Inconformados em perder a bondosa mãe, os irmãos decidem trazê-la de volta usando alquimia. Então partiram em uma viagem de treinamento que durou um ano,  para ficarem mais fortes. Quando retornaram e tentaram  ressuscitar a mãe, indo contra as leis da alquimia, algo dá muito errado. Edward, o irmão mais velho, perde uma perna, enquanto Alphonse, o irmão mais novo, perde o corpo inteiro por causa do Princípio da Troca Equivalente. O que eles criaram com a transmutação não era a mãe, mas algo que sobreviveu poucos segundos. Desesperado pelo que aconteceu com o irmão mais novo, Ed age rapidamente e usa uma armadura que estava no local para prender a alma do irmão no mundo. Para conseguir isso, ele dá em troca todo o seu braço direito.

Depois disso, sendo Al uma armadura  incapaz de sentir qualquer coisa, e Ed usando um braço e uma perna de automail, eles partem em uma busca para encontrar a Pedra Filosofal, a única maneira de recuperarem seus corpos.  Para isso, eles colocam fogo na própria casa, para nunca mais ter um lugar para onde voltar.

Entretanto, eles são aqueles que quebraram um tabu, que entenderam da pior maneira o que é a Troca Equivalente, e que desafiaram Deus. Mesmo assim, a determinação dos irmãos Elric vai além de qualquer coisa. Para recuperar o que lhes foi tirado e sanar suas culpas, eles aceitam até mesmo se tornarem cães do exército, descobrindo assim que eles são apenas uma parte de uma intriga milenar que ultrapassa as barreiras da humanidade.

fullmetal-alchemist-edward-and-alphonse-wallpaper-high-quality-hd

Arakawa começou FMA com apenas 18 anos, e pouco tempo depois o mangá tinha feito tanto sucesso que um anime foi produzido. Quando a história do anime alcançou os lançamentos dos capítulos, mangá e anime seguiram rumos diferentes. A primeira versão do anime (com o filme que conta o depois do final da história) ficou tão bom (mas tão bom) que muita gente tinha medo de o original em mangá não alcançar o feito de ser melhor. Mas consegui ser melhor, muito melhor! xD E por conta disso, uma nova versão do anime foi feita em 2009, agora sim com a história exatamente igual ao mangá.

E está previsto filme live para o ano que vem \o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s